Suporte de Vídeo: Fraco Vs Completo. Pi4 Vs Amazon FireTV Stick 4k | GPU VideoCore P2 Engenharia
Sim! O Raspberry Pi 4 tem poder para reproduzir vídeos em resolução 4K perfeitamente. Funciona? Depende! E por que isso? Como já inserido em conteúdos de temática afim nos vídeos: “Pi OS Bullseye VPU: Youtube Acelerado? NetFlix, Disney+, HBOMax, Prime Vídeo, rodaram? E Xbox Cloud?” e como também no episódio anterior a este post “Raspberry Pi 4 NÃO SERVE pra vídeos? Performance ruim? Veja isso! | GPU VideoCore P1 TimeLine“, vimos que o porque está intrínseco ao investimento e amadurecimento tardio do SUPORTE ao equipamento pelos seus mantenedores oficial.
Políticas, relações comerciais, propósitos e outros aspectos podem tanto acelerar quanto retardar o processo de implantação de um produto no mercado. Dito isto, ao longo de um tempo tenho buscado e garimpado informações que darão a vocês a visão operacional da VideoCore VI 3D GPU contida no Raspberry Pi 4.
Hora com apresentação detalhada como um raio-x da GPU (Unidade de Processamento Gráfico) e do SoC (Sistema no Chip) hora com exemplos reais no mercado você saberá detalhes sobre o funcionamento geral de vídeos no Pi4 bem como um comparativo real entre as capacidades do Amazon FireTV Stick 4K contra o Raspberry Pi.
Seja você da área de T.I. ou não vale a pena conferir o vídeo que é uma visão geral de como funcionam as placas de vídeo para reproduzirem vídeos. Explicação simples e ilustrada para todos e principalmente aos usuários que desejam utilizar melhor os recursos de seus Raspberry Pi. Além disso, a lógica abordada é uma realidade próxima para notebooks, pc desktop e outros computadores de placa única incluindo similaridade aos smartphones.
Esquema de blocos do SoC BCM2711 contido no Raspberry Pi4 publicado na Heise.de. Este diagrama é o mais próximo do real feito por peritos através de engenharia reversa uma vez que o design real do SoC é segredo e mantido sobre NDA (acordo de não publicação) pela Pi Foundation e Broadcom.
Como reproduzir vídeo em 4K no Raspberry Pi 4 através do LibreELEC, um sistema otimizado para multimídia. Arquivo de 2019.
APIs e Techs do Raspberry Pi
em modo legado com base no antigo Raspbian: DispManX, OpenMAX…
Apesar de antigo é possível utilizar aceleração por hardware no sistema.
Conceituação e diferenciação dos termos e funcionalidades por trás das GPUs e VPUs.
“Interesting hardware factiod about the Raspberry Pi” – Link de discussão onde comentam e especulam das capacidades da VideoCore e Pi4 incluindo até computação como máquina de aprendizado AI/IA e virtualização
Motion Compensation e Motion Vectors => Como atuam nos algoritmos de compressão de vídeos tipo o h.264:
“Encoding and decoding video data using motion vectors” (2009)
Página de acesso para comprar Licenças Oficial MPEG-2 e VC-1 para Raspberry Pi e na sequência como utilizar a chave de liberação e validar no sistema.
DESEJA SABER MAIS DETALHES? QUE TAL UMA LIVE DO ZERO AOS 2GHz NO PI4? SE INTERESSA, COMENTE LÁ NO VÍDEO, AJUDE A DIVULGAR PARA EU SABER QUE ESTÁ GOSTANDO E ASSIM APROFUNDARMOS NA PRÁTICA!
#raspberrypi4 #firetvstick4k #gpus #aarproducoes
~Thumbnail criada utilizando Krita Software~
📎 https://krita.org/en/
~Vídeo editado e renderizado utilizando KdenLive~
📎 https://kdenlive.org/
EU APOIO SOFTWARES OPEN SOURCE!
Inovação aberta e produtividade
✅ ©Copyright 2022
✅ Proibida reprodução integral ou de partes deste material sem autorização prévia!
✅ Vídeo produzido com 💟 para aarProTech™.
✅ aarProTech™ é uma marca da família AAR Produções®.
✅ Todos os direitos reservados à AAR Produções®
Aviso: todas as marcas e direitos autorais são de seus respectivos proprietários legais e são aqui mencionadas apenas para efeito de propósitos informativos.
Linux® é uma marca registrada de Linus Torvalds nos Estados Unidos e em outros países. Para saber mais sobre a marca registrada Linux®, visite o link abaixo:
https://www.linuxmark.org/
Linux®