O Projeto Fedora apoiado pela gigante Red Hat tem propósito e cultura muito bem definida. Atualmente, grande referência em tecnologia traz em suas versões do Fedora Linux um equilíbrio singular entre tecnologia de ponta, estabilidade, performance e senso de comunidade fortíssimo.
Assim como em diversas distribuições de alto impacto considerando o público cativo de desktop Linux, o Fedora é multiarquitetura e atua desde dispositivos com soluções dedicadas embarcadas até data centers.
Nesse pensamento, faz tempo que Fedora Linux em si funciona em Raspberry Pi e você pode conferir aqui. Inclusive com as explicações de limitações comparadas com o Ubuntu que já tinha suporte oficial e veja aqui. Porém rodar ou só funcionar é bem diferente de ser suportado e é isso que mudou por completo com o lançamento da versão 37 do sistema operacional.
Acontece que o Raspberry Pi4 é de arquitetura RISC usando projetos proprietários com instruções ARM e ainda blocos funcionais do fabricante do SoC Broadcom com partes proprietária também. E isso gera uma série de dores de cabeças para todas etapas de interação de uso do Raspberry Pi4 como uma plataforma complexa. Vale muito a pena ver sobre essa história e detalhes da engenharia e arquitetura do Raspberry.
Voltando ao Fedora, nesse vídeo que apresentei em Live no canal, mostro os caminhos desde o download até a instalação e um passada geral no sistema funcionando no Pi4. São muitas novidades se compararmos com o Raspberry Pi OS. Com o Fedora temos o sistema de som Pipewire, o uso completo do gerenciamento de tela e janelas exibidos através do servidor Wayland, sistema de arquivos mais atuais como EXT4 e BtrFS, recusrsos do systemD avançados, U-Boot e muitas outras tecnologias.
E, para próximo vídeo ja estou preparando apresentar o Fedora 37 otimizado para um modo mais completo com diversos Apps, além de tweaks para buscar melhor performance exclusivo em placas Raspberry Pi 4.
Já assistiu? É inscrito no canal?
Considere fazer parte e inscreva! Também ative o sino de alerta para estar por dentro assim que chegar um conteúdo novo e muito bom para você.
Clique aqui e pronto:
INSCREVER-ME