Morefine M600 SSD NVME, trocar slot não resolveu? Faça isso e confira. Solução Alternativa, agora.

Published
1 de novembro de 2023

Nada mais chato do que computador travando do nada e reiniciando. Como já exposto em postagem anterior com vídeo explicativo sobre o: ALERTA! Morefine MiniPC M600 Reinicia, da Crash e Boot aleatório?? Travando nos Jogos? Faça isso! ; temos agora uma outra solução que pode resolver o seu caso em específico.

Acontece que o método abordado anteriormente já resolve para muitas pessoas. Porém para alguns não, e por isso, trago esse novo método.

É simples e fácil de ser executado. Basta que veja o vídeo atentamente e leia sobre os detalhes mais técnicos que estarão expostos bem aqui. Continue lendo e saiba mais.

Então vamos lá!
O Gerenciamento do estado de energia do PCIe interfere diretamente na relação do computador com o periférico acoplado como o disco SSD NVME m.2. Dito isto, os controles dessa funcionalidade tem dois lados: o via setup atuando no momento do BIOS e via sistema operacional que pode forçar uma situação na inicialização ou até em modo de baixo nível via kernel de sistema.

Em geral, os sistemas operacionais deixam o estado de energia do PCIe sendo regido pelo modo padrão no ato do BIOS. E para isso, em sistema com kernel Linux você pode verificar assim digitando o comando em uma janela de terminal:

cat /sys/module/pcie_aspm/parameters/policy

Daí obterá uma resposta do tipo:

 

[default] performance powersave powersupersave

Observe que o [default] demarca o estado atual que o sistema operacional está  configurado. E na sequência apresenta os modos possíveis para alternar a configuração.

 

O modo DEFAULT ou PADRÃO significa que o sistema operacional vai seguir aquilo que estiver definido no setup da máquina no ato do BIOS.

 

O modo PERFORMANCE equivale a você desabilitar o controle de energia, ou seja, você deixa sempre ligado. Já os modos POWERSAVE e POWERSUPERSAVE são modos em que o sistema operacional vai forçar a redução do uso de energia do periférico ou até mesmo ele ser momentaneamente “desligado”.

 

Importante saber que em caso de notebook ou computadores mobiles e similares essa funcionalidade é essencial para autonomia de bateria e quanto mais agressivo o modo de alta latência ou de baixo consumo, melhor para autonomia, porém a um custo de menor performance.

 

No vídeo, mostro exatamente como você pode contornar o problema de travamentos no NVME através de configurações no setup de firmware que ficará como o estado padrão em todo o tempo.

 

E como você pode através do sistema operacional forçar o desligamento dessa funcionalidade?

 

Em um sistema Linux com suporte a inicializador GRUB você pode forçar o desligamento do ASPM assim:

 

nano /etc/default/grub
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=”pcie_aspm=off”
update-grub
reboot

Mas lembra! Só faça tais alterações se entende os desdobramentos, inclusive os que apresentei e detalhei no vídeo.

 

Quer ler um complemento?
Veja uma pequena sessão de informações  no site da Red Hat.

É inscrito no canal?

Considere fazer parte e inscreva! Também ative o sino de alerta para estar por dentro assim que chegar um conteúdo novo e muito bom para você.

Clique aqui e pronto:
INSCREVER-ME

#ssdNVME #minipc #morefine #aarproducoes

~Thumbnail criada utilizando Krita Software~
📎 https://krita.org/en/

~Vídeo editado e renderizado utilizando KdenLive~
📎 https://kdenlive.org/

 

EU APOIO SOFTWARES OPEN SOURCE!
Inovação aberta e produtividade

✅ ©Copyright 2023
✅ Proibida reprodução integral ou de partes deste material sem autorização prévia!
✅ Vídeo produzido com 💟 para aarProTech™.
✅ aarProTech™ é uma marca da família AAR Produções®.
✅ Todos os direitos reservados à AAR Produções®

Aviso: todas as marcas e direitos autorais são de seus respectivos proprietários legais e são aqui mencionadas apenas para efeito de propósitos informativos.

Linux® é uma marca registrada de Linus Torvalds nos Estados Unidos e em outros países. Para saber mais sobre a marca registrada Linux®, visite o link abaixo:
https://www.linuxmark.org/​
Linux®